Tic-Tac

Translate

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Com Gostinho de ESTRÉIA: assim surge esse novo Blog Parceria&Poesia ou Vice&Versa, com um objetivo sólido mostrado aos poucos com calma e com muito da minha alegria de viver . Catiaho Alc.



Desde menina eu gosto muito de ler.











Não sei se posso atribuir esse meu gosto ao ver minha mãe lendo em horas variadas do dia, isso durante toda minha infância, na minha adolescência ela já não lia mais.
Lembro de vê-la  lendo revistas com fotonovelas, livros de bolso (bolsilivros) de faroeste e romance.

                                   

Mas na verdade não lembro dela me mostrar nada disso. Ela simplesmente lia.
Já meu pai, nunca vi lendo nada, aliás vi sim, ele lia desesperadamente vários jornais em dia de semana quando procurava emprego  e aos domingos ele comprava o jornal"O Dia". Lembro bem: aos domingos apos o café da manhã ele deixava eu e meus irmãos escolhermos nossa parte preferida do jornal.         
 Eu escolhia os quadrinhos, charges e obituários, serio! eu achava o máximo essa parte e ainda acho.
 Depois quando fui para a escola eu desandei a ler. Lia de tudo: Meu pé de laranja lima,
Olhai os lírios do campo, Vidas Secas e por ai...  O tronco do Ipê,
 Menino de Asas, Escaravelho do diabo, O caso da Borboleta Atíria...


 

                                                       




                                                                                                         

 Por toda minha vida escolar eu ia para a biblioteca da escola e lia até a hora de voltar para casa;  levava livros para ler em casa sempre e também levava para ler por todo tempo de férias.

 De meu pai eu tenho lembrança dele comprar pelo menos livro pra mim e em especial esse de de nome" A breve retórica da história." Livro esse que ainda tenho comigo em uso há 37 anos.
Quando não tinha nada para ler em casa eu relia os livros da escola e papeis que encontrasse na casa.



 Li os livros da minha mãe sempre escondido. Foi assim que descobri não gostar de ler nada de faroeste. Mais tarde e sozinha descobri os livros de espionagem Gisele e depois os romances chamados por mim  de romances vagabundo e eu adoro!
   


Mas  realmente  me marcou foi quando um escritor foi na escola aonde eu estudava, o livro tem uma capa azul e tem o nome de Bola de Gude. Falar com o autor ouvi-lo discorrer sobre o teor do livro, ter seu autógrafo  fez e faz e sempre fará toda diferença na minha vida e na minha relação com a minha escrita e com leitura em geral
 

Hoje eu leio por prazer.
Leio por trabalho, pois como editora e organizadora tenho muitos originais para absorver.
Mas na verdade eu não preciso de um motivo para ler, me faz bem. 
Já claramente duvidaram que eu consiga ler em meio a barulho e movimentação ao meu redor.
-Mas eu consigo, minha concentração é fantástica..
Já duvidaram  da minha capacidade de  ler mais de 1 livro ao mesmo tempo.
-Mas eu consigo sim,  leio até 3 livros ao mesmo tempo (no mesmo período, não na mesma hora).
Já me criticaram quando eu digo não ler nada por algum tempo.
-É verdade, assim sim, passou tempos( as vezes meses) sem ler 1 livro por lazer sequer.
Já na forma digital eu somente leio livros se não tiver mesmo como ler em papel.
Amo ler na forma livro em papel, gosto do manuseio, gosto do cheiro!
Já finalizando, eu amo LER na tela do celular, na tela do meu not book ou em qualquer tela;
 blogs e blogs e blogs:
Blogs seguidores  de minhas variadas paginas.
Blogs seguidos por mim mesmo sem me seguirem.
Blogs novos e até
Blogs abandonados por seus criadores há algum bom tempo.
Uma vez a minha neta Ana Clara após um passeio a uma cachoeira daqui de Pasargada
-Minha filha você prefere piscina, cachoeira ou mar?
Ela com a simplicidade de toda criança respondeu:
-Água vó, água vó. Eu gosto de água!
E eu afirmo com todas as letras:
 Eu gosto mesmo é de ler e de escrever minha gente!
Assim nasce hoje esse novo Blog Parceria&Poesia ou Vice&Versa, com um objetivo sólido
mostrado aos poucos com calma e muita alegria.
Catiaho Alc.
Primeira postagem.


Copyright©Parceria&PoesiaouVice&Versa0415015

14 comentários:

Poesia & Poesia ou Vice & Versa disse...

Bem vindos!
Bjins
CatiahoAlc.

Daniel Costa disse...

É sempre bem vinda qualquer criação literária, como podemos e devemos classificar um blog. Bem vindo pois o teu novo blog Catiaho!...
Ler?
Qualquer escritor ou jornalista, antes de mais precisa de ser leitor.
Ter intensos contato com vocábulos, com vários pensamentos, vários modos de ver o mundo. Em suma, formar uma opinião própria.
Abraços

Bell disse...

Já estou aqui =)

Lilly Silva disse...

Gostei do novo projeto, do blog! Já estou por aqui também!
Beijos e beijos

http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

Miguel disse...

Querida Cati
Posso tratar-te assim? Tenho-o feito... e como nunca me emendaste deduzi que podia continuar... Gosto tanto do nome Cati! É... amoroso.
Pois, minha querida, tenho que dar-te os parabéns. O teu espaço promete...
Penso que começaste com o pé direito. Mostrares essa faceta do teu carácter (ser leiturodependente), para mim foi muito prazeroso. E deixa-me que te diga que somos muito parecidos, nesse aspecto.

Já me fiz teu seguidor e continuarei a visitar-te sempre que possível.

Deixo-te votos de óptimo fim de semana.
Um beijo
MIGUEL / ÉS A MINHA DEUSA

Bandys disse...

Olá,
Muito boa a iniciativa.
Finalmente encontrei alguém que gosta
de ler obituarios. Eu sempre lia.
Depois parei de assinar jornal e perdi o habito.
Sucesso e um fim de semana cheio de paz e luz.
beijos

Gracita disse...

Minha querida amiga
Hoje é a estreia desse espaço maravilhoso que com certeza será um sucesso estrondoso.
E coincidência ou não ontem coloquei no ar um blog onde vou disponibilizar livros completos de literatura.
Acho que pelo fatos de gostarmos tanto de ler usamos o mesmo viés. Por enquanto tem somente a página de apresentação mas se quiser dar uma olhada deixo o link
http://gracitalivros.blogspot.com.br/
E aqui nesta casa que exala literatura eu desejo muito sucesso amiga.
Beijos e um lindo final de semana

Crista disse...

Agora eu sei porque gostamos tanto uma da outra...
SOMOS PARECIDAS!!!!
Ao te ler,me li também!
Nem preciso te dizer que serás(já és) um grande sucesso!
Não vou desgrudar de tu,minha linda!
Beijão...

silvioafonso disse...

.

Ei, esperem por mim, pois
também quero uma taça
desse champanhe.




.

Gera Souza disse...

Uau! Adorei seu novo espaço querida Catia!
Viajei legal nas histórias...eu também cheguei a ler "Sétimo Céu" e é claro..muitas revistinhas de histórias um tanto quanto surreais do tipo "Gisele"...mas que bacana relembrar tudo isso na forma "quase intimista" que expõe fases do seu relacionamento com as leituras..adorei tudo!!
Beijinhos

Anete disse...

Olá...
Gostei de conhecer aqui! Desejo muito sucesso e inspirações cada vez maiores...
Ler é muito bom! Também aprecio desde a infância...
Um grande abraço... Muita PaZzzzzzzz...

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Obaaaa... mais um blog legal pra gente passear e se deleitar de cultura, de boa leitura, e até mesmo de um gostoso saudosismo. Adorei o texto de estreia. Muito bom... seguindo esse também. ABRAÇÃO apertado.

✿ chica disse...

Bela apresentação!Que legal e desejo sucesso ao novo "filho" ! Já estamos aqui...bjs, tuuuuuuuudo de bom,chica

Marcia Pimentel disse...

Olá,
Adorei ler o seu texto e conhecer um pouco dos seus gostos de leitura. Estou seguindo o blog.
Gostei muito da sua visita em meu blog, volte sempre que quiser.
Bjo